Blog Otimizee

Gestão Financeira é muito mais que o fluxo de caixa!

Vista de uma mulher ocupada no escritório com projeto e gestão financeiro
Empreender é como equilibrar vários pratos, toda as áreas da empresa demandam atenção.

Empreender é um grande desafio nos dias de hoje, pois requer uma equilibrada gestão financeira, abrangendo vendas, atendimento e outros aspectos empresariais é um grande desafio é como equilibrar vários ‘pratos’ de uma só vez: Vendas, Atendimento aos Clientes, Elaboração e Entrega dos Projetos, Recursos Humanos, e não menos importante, o Financeiro da Empresa.

Com tantas atividades é natural que algumas tarefas não recebam atenção necessária. Aqui na Otimizee, em nossa metodologia de gestão eficaz, liberamos o tempo do empreendedor para focar no que é mais importante para a empresa: vendas, atendimento aos clientes, elaboração e entrega dos projetos. O fluxo de caixa é o oxigênio da empresa.

Imagine se faltasse o oxigênio em nosso habitat. Quanto tempo teríamos de vida? Alguns segundos, poucos minutos certamente. Da mesma forma funciona o caixa da empresa. Se ele faltar, seu escritório poderá ir à falência rapidamente. O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) indica o que ocorreu em determinado período com a movimentação financeira da empresa, considerando a entrada e saída de dinheiro do caixa. Sendo o DFC um relatório dinâmico, ele permite uma visão eficiente sobre os fluxos de pagamentos e recebimentos futuros, em forma de projeção. Dispor de um demonstrativo de fluxo de caixa consistente, irá permitir visualizar com uma certa antecedência, em qual momento há o risco de faltar o oxigênio em sua empresa e isto dará tempo para tomar as ações necessárias, como aumento do engajamento para trazer novas vendas ou até a redução de gastos. 

ImagemDash

Quando os seus lançamentos financeiros estão bem estruturados em um sistema de gestão que permite a utilização de um dashboard (painel de controle), fica extremamente prático acompanhar o fluxo de caixa do seu escritório de projetos, como você pode observar na imagem 02, a informação do seu fluxo de caixa atual e futuro em apenas uma única tela. 

Atenção ao estruturar o seu Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), pois movimentações financeiras que aparecem no DFC são apresentadas pela data de pagamento e recebimento, trazendo o espelho da movimentação financeira da empresa o que não reflete o resultado operacional. Vale ressaltar que um bom DFC é dividido em atividades operacionais, atividades de financiamento e atividades de investimentos.

Gestão Financeira Eficaz

“Um ótimo controle financeiro é fundamental para o crescimento do seu escritório no médio e longo prazo.”

Mantenha os registros financeiros impecáveis em seu escritório de projetos, seja ele do tamanho que for. Esta será a ponte para o seu crescimento consistente e irá diferenciá-lo de grande parte dos seus concorrentes.

Se houver na equipe uma pessoa dedicada às atividades administrativas, ótimo! Delegue a ela esses lançamentos. Mas não deixe de checar os relatórios semanalmente, acompanhando a evolução e a qualidade dos dados lançados. 

Um software em nuvem é sempre uma solução acessível nos tempos atuais, porém, de fundamental importância será estruturar um bom plano de contas que permita lançar as contas de forma correta, além de extrair indicadores que tragam visão clara do desempenho em tempo real do seu negócio.

Na Otimizee Finanças, além do melhor sistema para gestão de escritórios de projetos, fornecemos também a terceirização de todas as atividades relacionadas à operacionalização do financeiro, além do relatório mensal auditado pelos nossos especialistas. Obtenha o controle total de suas finanças de forma simples e eficaz.

Otimizee Sistema de Gestão de Projetos com resultados incomparáveis!

Simbolo mais otimizee
Otimizee sinal