Blog Otimizee

Desvendando o Poder do Cérebro

No turbilhão da vida moderna, muitas vezes esquecemos que o grande maestro por trás de nossas realizações, sonhos e até mesmo saúde é o nosso próprio cérebro. A Otimizee, com sua abordagem inovadora, não apenas abraça a perspectiva tecnológica, mas também incorpora um compromisso crucial com a saúde cerebral. Este artigo mostra como podemos explorar da melhor forma possível esse órgão tão vital e como a Otimizee oferece uma solução única para otimizar a sua mente.

Imagem de um arquiteto com capacete de obra olhando para as duas partes do seu cérebro, a criativa e a lógica.
O cérebro é o arquiteto e o engenheiro por trás de todas as nossas aspirações

A Importância do Cérebro

Não importa o que você deseja alcançar na vida, o cérebro é o arquiteto por trás de todas as suas aspirações. Seja a compra de um carro novo, uma viagem pelo mundo ou alcançar qualquer objetivo, é o cérebro que conduz cada passo. Tudo em nossa existência é construído a partir das complexas engrenagens do cérebro e do sistema nervoso central, que orquestram as funções do corpo de maneira harmoniosa.

A verdade incontestável é que o cérebro depende diretamente das ações e escolhas que moldam a sua jornada ao longo do tempo. Muitas vezes, negligenciamos a importância de cuidar desse órgão vital e, posteriormente, recorremos a soluções medicamentosas para problemas como depressão, estresse e ansiedade. No entanto, a raiz desses problemas muitas vezes reside em hábitos cotidianos prejudiciais.

A Neurociência e o seu papel fundamental

Explorando o vasto campo da neurociência, percebemos que, apesar de ser uma ciência relativamente jovem, ela desempenha um papel crucial em nossa compreensão da mente humana. O conhecimento de nossa natureza animal e a busca por uma vida mais alinhada com nossas origens são essenciais para uma saúde cerebral ótima. “A gente esquece muitas vezes que somos animais e pertencemos à natureza. Então quanto mais conhecermos a nossa origem animal, mais a resposta vai estar ali. Não somos nenhum tipo de deus ou espécie especial. Somos animais da natureza e a gente foge disso”, explica o neurocientista Anderson Rauber, fundador e CEO da Crino – International Hub of Creativity and Innovation e convidado do Podcast da Otimizee. 

Dessa forma, conectar-se à natureza, entender o ciclo circadiano e adotar hábitos saudáveis são passos fundamentais para otimizar o funcionamento cerebral.

Desmitificando Ansiedade, Estresse e Depressão

A ansiedade, o estresse e a depressão, são muitas vezes demonizados pela sociedade, mas tratam-se de aspectos normais da experiência humana. Em vez de simplesmente medicá-los, é crucial compreender esses sentimentos e aprender a dominá-los.  “O que precisamos fazer é aprender a dominar esses sentimentos e mudar pequenos hábitos, afinal, a ansiedade é boa e eu preciso dela todo dia no meu corpo para conseguir entender o que eu estou fazendo agora e para organizar os meus projetos futuros”, explica o neurocientista. 

O mesmo acontece com o estresse. O estresse nada mais é do que um neurotransmissor chamado cortisol que se desequilibra na corrente sanguínea. No entanto, o cortisol traz energia, capacidade de pensar e a vontade de fazer as coisas acontecerem. 

Em seu livro “Nação Dopamina”, a Dra. Anna Lembke, escreveu que “nem todo tipo de dor humana tem que ser medicada. Muitas têm que ser sentidas, tem que ser vividas”. O que acontece hoje é que nós não sentimos mais as nossas emoções. Ao invés disso, nos medicamos o tempo todo. E hoje mais de 80% das pessoas sofrem de algum tipo de doença cognitiva ou neurodegenerativa porque não “acordam” para os péssimos hábitos que têm. 

Mudanças simples nos hábitos diários podem ter um impacto significativo na gestão dessas condições. O café, por exemplo, se for substituído pelo chá torna a sua rotina mais saudável já que a cafeína prejudica o trabalho de um neurotransmissor chamado adenosina, que é responsável por controlar e equilibrar o nosso sono. 

Outro fator importante é respeitar o tempo das coisas. Não adianta querer antecipar um momento que não aconteceu, sem vivenciar a jornada. Na neurociência existe uma linha de estudo chamada “Delírio de Grandeza” onde as pessoas projetam o futuro de tal forma que elas começam a vivenciá-lo antes mesmo dele acontecer e isso gera muita ansiedade e frustração. 

Hoje a principal dor que todos os grandes líderes e gestores reconhecem que têm é a gestão do tempo e da sua atividade. Eles reconhecem que não são bons em muitas outras coisas por causa do tempo, afinal, você não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. 

Somos seres monotarefas

Estudos feitos pela Universidade de Ash, na Alemanha, que compararam  a atividade mono e multitarefa e a troca de tarefa por gêneros, mostraram que nem o homem nem a mulher conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo, portanto, são seres monotarefas.

O segredo para lidar com isso? Segundo Anderson Rauber é priorizar as tarefas mais importantes e armazená-las uma de cada vez no cérebro. Por isso a importância de uma ferramenta de gestão que priorize e organize as tarefas do dia a dia. 

A abordagem da Otimizee para a saúde cerebral

A Otimizee surge como uma solução inovadora, indo além de ser apenas uma ferramenta de gestão de projetos. Ao oferecer recursos para o planejamento eficiente de projetos, gestão do tempo e até mesmo controle de hábitos, a plataforma contribui para a saúde cerebral e, por extensão, para a produtividade pessoal e profissional.

Além disso, a ferramenta da Otimizee busca não apenas eficiência, mas eficácia. Organizando as atividades em uma linha do tempo, ela permite que os usuários se concentrem em uma tarefa de cada vez, eliminando a sensação de correria e proporcionando resultados concretos. 

Em um mundo onde a correria muitas vezes obscurece a verdadeira eficácia, a Otimizee surge como uma valiosa aliada na busca pela saúde mental e produtividade significativa. Ao unir pessoas, processos e tecnologia, a plataforma oferece mais do que uma ferramenta de organização; ela se torna um catalisador para uma vida mais equilibrada, saudável e realizada. 

Envie um e-mail, entre em contato para solicitar demonstração dessa poderosa aliada na gestão do tempo, produtividade e gestão de projetos!

Otimizee – Sistema de Gestão de Projetos com Resultado Incomparável.

Agradecimento especial a participação de Anderson Rauber, neurocientista e fundador e CEO da Crino – International Hub of Creativity and Innovation


Confira:

DESVENDANDO O PODER DO CÉREBRO: https://youtu.be/ivAtAyv-Z1g?si=kw7A-PYAwvmQUfrO



Simbolo mais otimizee
Otimizee sinal