Blog Otimizee

“Arquiteto não faz gestão”

Com essa frase, nosso convidado Edson Lima, arquiteto e sócio do escritório Lima & Lima Arquitetos, há mais de 25 anos em Jaraguá do Sul, começou o nosso bate-papo no podcast do OCP News.

Edson Lima 1
Edson Lima conta sua experiência utilizando a plataforma da Otimizee por quase três anos

De fato, essa é uma verdade constatada por muitos arquitetos, uma vez que, na faculdade, não se aprende sobre gestão e o uso de ferramentas de gestão.

“O que acontece, na maioria das vezes, é uma romantização da profissão. Então o arquiteto se forma, vai para o mercado de trabalho, mas não faz conta e começa a dar murro em ponta de faca”, explica Lima. E uma das grandes dificuldades é justamente em precificar o seu trabalho. 

Por isso a Otimizee entendeu que não bastava apenas trazer um sistema de gestão de projetos. A empresa precisava participar da gestão dos escritórios de arquitetura. Com isso, a Otimizee passou a desenvolver programas de aceleração, como o “Otimiza Gestão”, que tem por objetivo, acelerar a gestão dos escritórios de arquitetura. Assim, a plataforma oferece não apenas a ferramenta, o sistema, mas também, o programa de aceleração, a plataforma de gestão e a mentoria, conectando os processos para que o arquiteto tenha mais liberdade.  

“Antes, todo o controle do nosso escritório era feito pelo caderninho, livro caixa e por tabelas no Excel”, explica Lima. Foi somente após alguns cafés com os sócios da Otimizee, que o arquiteto decidiu virar a chave e contratar o sistema Otimizee.

“Quando finalmente a gente decidiu contratar a Otimizee eu tive que fazer uma escolha. Eu não ia poder ficar com o caderninho e o sistema andando em paralelo até que eu me sentisse seguro para utilizar só o sistema. Eu tive que fazer uma ruptura”, conta Lima. 

Essa ruptura é essencial, no entanto, ela não é natural. Muitas empresas demoram para abandonar o sistema antigo e, às vezes, nem abandonam e isso gera problemas e retrabalho. Em média, a jornada de adoção de um sistema de integração pode durar entre 18 e 24 meses. Há quase três anos utilizando o sistema da Otimizee, o escritório Lima & Lima ainda está nessa jornada. 

Mesmo assim, por ser um escritório com suas áreas muito bem definidas e com uma gestão muito eficaz, a Otimizee veio para dar velocidade ao processo de gestão no sentido de que ela funcione dentro da plataforma sem erros ou interrupções. E o resultado? O escritório de arquitetura passou a faturar mais e de forma mais organizada. 

“O programa induz a gente porque tem a área de negócios, finanças e projetos, então a ferramenta é intuitiva. Nesse sistema a gente não consegue apontar as horas e começar a trabalhar se não tiver o nome do cliente, os dados, o valor do contrato, quantas parcelas e quando elas vão ser recebidas. Isso evita que o arquiteto comece um projeto sem antes fazer o contrato e definir os valores que vão ser cobrados. O que é muito importante”, explica Edson Lima. 

A plataforma Otimizee permite ainda, ter uma visão geral do todo, na tela do computador, de forma organizada, o que facilita a tomada de decisões. Além disso, é possível mensurar quantas horas foram gastas em determinado projeto ao longo do ano ou de um período específico, permitindo ao arquiteto calcular, por exemplo, a porcentagem de mão de obra que ele utilizou em determinado projeto e o quanto ele faturou nesse mesmo tipo de projeto, analisando sua viabilidade. “O sistema me permite ter um raio-x do ano e quais ações são determinantes para o equilíbrio e para o sucesso do meu escritório”, comenta Lima. 

Mas será que a gestão é algo importante para um arquiteto?

Basta olhar o mercado à sua volta e constatar que dificilmente uma empresa vai contratar um arquiteto no regime CLT, por exemplo. Geralmente o arquiteto é contratado de forma associada e precisa produzir. Mas como ele trabalha com um processo criativo, isso se torna muito difícil de mensurar em números ou em um salário específico. 

Por isso, mais do que um profissional liberal, o arquiteto é um empreendedor e precisa ter essa visão empreendedora. Mudar esse mindset e identificar a importância da gestão de projetos é, sem dúvida, um grande diferencial de mercado. “Eu tive que abrir a cabeça para aceitar um programa novo, mas eu entendo que o arquiteto precisa fazer gestão. Foi aí que eu vi valor na Otimizee”, finaliza Lima. 

E você, quando vai mudar o seu mindset?  

Participação de Edson Lima


Confira agora mesmo:

“ARQUITETO NÃO FAZ GESTÃO”
https://youtu.be/pQS6c_pdDGQ?si=9-yPxO6exySNLN8c



 

Simbolo mais otimizee
Otimizee sinal